Trancoso - Um destino para qualquer época do ano!

Galera, a postagem de hoje é a primeira postagem do blog relacionada ao nordeste brasileiro, que é uma das regiões mais procuradas pelos turistas.

Trancoso é um distrito pertencente ao município de Porto Seguro na Bahia. É um destino que reúne gente do mundo inteiro, procurado principalmente por aqueles que querem contemplar a natureza.

Trancoso não é um destino muito apropriado para que busca conforto, pois tudo lá é muito "rústico", os bairros e construções tentam preservar ao máximo a natureza, dessa forma os locais acabam sendo mais simples e consequentemente mais desconfortáveis. É possível encontrar conforto em Trancoso, mas você terá que pagar por isso e os preços são altos.

Qualquer hospedagem simples na alta temporada é bem salgadinha, as mais luxuosas são astronômicas.

Para comer, Trancoso também não é um destino muito barato, os restaurantes costumam cobrar bem. O alto custo de Trancoso se justifica devido ao publico que costuma frequentar o local, que é formado principalmente por gringos. Além disso, é comum ver famosos circulando pela região.

Mas, para quem faz planejamento, pesquisa e tudo mais, sempre é possível economizar na viagem. É possível sim ir para Trancoso, curtir e não gastar muito, uma boa opção de hospedagem são os camping.


Quando fui para Trancoso, fique hospedado no centro, em uma pousada/camping chamada República dos Camarões, simples porém com uma estrutura muito interessante, sem muito conforto, mas com uma estrutura necessária pra passar os dias. 

Além disso a pousada/camping, possuía cozinha para preparo de refeições (mercado próximo), os donos conheciam bastante a região, possuía carro para a transporte dos hospedes, e o que mais gostei, eles têm cavalos para fazer passeios na região, inclusive pela orla. Show de bola! Não achei o custo muito alto, em vista do que havia pesquisado sobre a região.




As prias da região são lindas, muita beleza natural para ser contemplada. A região tem uma ampla diversidade geográfica, falésias, mangues, corais para mergulho superficial (pousada ofereceu equipamentos) , lagos que se modificam constantemente na beira das praias, fomos até em uma "floresta de caju". 




Para passeios Trancoso possui a região do quadrado, sendo o principal cartão posta do local, lá tem uma diversidade de restaurantes e lojas de artesanatos.

Recomendo que o tempo de permanência em Trancoso seja de no mínimo 4 dias, é o tempo minimo para curtir e conhecer toda a região, que conta com pelo menos 10 diferentes praias sendo elas:
  • Curuípe
  • Espelho
  • Patimirim
  • Itapororoca
  • Itaquena
  • Praia dos Nativos
  • Praia dos Coqueiros
  • Rio da Barra
  • Rio Verde
  • Taipe




Dicas apresentadas nesse post:
1. Hospedar-se em camping

Locais citados nesse post:
1.Região do Quadrado.
2.Praias: Curuípe, Espelho, Patimirim, Itapororoca, Itaquena, Praia dos Nativos, Praia dos Coqueiros, Rio da Barra Rio Verde, Taipe.

Atividades citadas nesse post:
1. Compras de artesanato
2. Mergulho
3. Passeio a cavalo

É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja a região de Trancoso, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já conhece região e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Relato de Viagem Agradece


Olá pessoal, a postagem de hoje é um pouquinho diferente das demais, onde sempre apresentei locais e dicas de viagem.

Hoje vou falar um pouquinho do propósito do blog. O relatodeviagem.com, nasceu com o objetivo de alinhar 3 hobbies que tenho, sendo eles viajar, fotografar e escrever.
O propósito do blog é escrever sobre viagem, onde aproveito esse espaço para postar as fotos que tirei dos locais que visitei, sempre busco postar apenas fotos que eu tirei, mas nem sempre é possível, pois para deixar o conteúdo mais proveitoso, às vezes busco imagens na internet.
O blog foi uma maneira que encontrei de juntar esses hobbies e através das postagens ajudar as pessoas que estão querendo viajar.  Aqui apresento dicas sobre destinos, compartilho experiências e deixo um canal aberto para a troca de  informações.
Aproveito que o blog está aberto para a contribuição de todos, quem quiser compartilhar seus relatos, experiências e dicas pode entrar em contato comigo, toda contribuição é bem vinda.
O relatodeviagem.com tem apenas 3 meses de existência e já possui mais de 10.000 acessos ao todo. Dentro das minhas pretensões, considero esse número um grande sucesso.
Dessa forma, agradeço a todos pela aceitação e confiança.
Para quem não sabe, o relatodeviagem.com também tem uma página no facebook, onde frequentemente publico as novas postagens do blog e compartilho conteúdos relacionados ao tema principal do blog, que é viagem. Sendo assim, convido a todos para curtir a página do relatodeviagem.com no facebook.
É isso aí galera! Tem muita coisa bacana por vir, conto com vocês!
Obrigado a todos pela atenção!
Abração

10 dicas para gastar menos em sua viagem

E ai galera, beleza?

Vou seguir um pouco a moda das postagens numéricas e hoje vou apresentar 10 dicas para você gastar menos em sua viagem.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, viajar não é sinônimo de gastar dinheiro. E não estou falando daquele discurso base dos viajantes de que "viajar é investir na alma". Nesse post vou falar de dinheiro mesmo!
É possível sim viajar e gastar pouco, isso depende do perfil do viajante.

O principal fato que vai determinar os custos da sua viagem é o planejamento, além disso na hora de executá-la, você deverá se conter aos possíveis impulsos e evitar exageros. 

O objetivo desse poste é apresentar algumas dicas para quem quer viajar gastando pouco. Para isso vou destacar uma série de boas práticas para que você busque seguir em sua viagem.





  1. Planeje tudo com muita calma, a euforia não é sua aliada nesta fase.
  2. Escreva e guarde tudo que você pesquisar, informações valiosas podem ser esquecidas e deixadas de lado.
  3. Dedique dias e até meses pesquisando sobre seu destino, faça uma varredura na internet. Hoje temos muita concorrência entre empresas aéreas, sites de turismo, agencias e afins, isso faz com que frequentemente apareçam por ai super promoções.
  4. Busque experiências de quem já fez o que você deseja fazer, essas pessoas podem te dar dicas do que é apropriado fazer em um destino, e até mesmo te livrar de furadas que você poderia se meter.
  5. Faça uma lista de tudo que você pode fazer no seu destino. Critique a lista e veja o que pode ser retirado, se for acompanhado faça isso com as pessoas que vão viajar junto com você. Tire da cabeça que você pode fazer tudo o que existe pra ser feito em um local, isso é humanamente impossível, você terá que fazer escolhas.
  6. Monte seu próprio roteiro, evite que empresas façam esse trabalho por você, pois a tendência dos "pacotes" é que a viagem fique mais cara e mais restrita, além disso você perderá uma excelente parte da sua viajem, afinal a viajem começa no planejamento e por mais que não pareça, essa fase é muito gostosa. Planejar também é viajar.

  7. Tire da cabeça o velho discurso, "só vou fazer essa viagem uma vez, por isso vou fazer tudo que tiver direito". Pensar dessa forma é o pior erro que você pode cometer, pois você vai gastar bastante e correr o risco de não se divertir, pois muitas vezes acabamos nos iludindo com toda a variedade de opções que uma viagem nos oferece. Viajar bem para viajar sempre.
  8. Para escolher as datas, procure viajar na baixa temporada, é muito mais barato, pesquisas apontam que viajando na baixa temporada você pode economizar até 70% (fonte).
  9. Procure se hospedar próximo aos "centros", hospedagens afastadas podem ser mais baratas, mas exigem que você gaste mais com transporte.
  10. Se seu objetivo não é fazer uma viagem de compras, fuja das compras, isso vai deixar sua viagem bem mais cara, além disso é muito comum o arrependimento posterior. Evite também querer comprar presentinhos para todos os amigo, acredite isso tem pouco significado pra eles e vai deixar sua viagem mais cara.

É isso aí galera! Essas foram as dicas de como se planejar para fazer uma viagem mais econômica. 
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem tiver experiências para compartilhar, é só comentar.
Espero ter ajudado. 
Abração

Thiago Gênova