Galera, umas das coisas mais magnificas que já fiz na vida foi fazer a travessia terrestre entre a cidade de Mendoza na Argentina e a cidade de Santiago do Chile. Para quem não sabe, essa travessia é feita por uma estrada que cruza a Cordilheira dos Andes, conhecida com "paso Los Libertadores".
Nada do que eu escreva aqui será capaz de descrever o que você verá na estrada, é impressionante a grandeza das paisagens.
Deveria ser obrigatório que todas as pessoas fizessem essa travessia ao menos uma vez na vida. É tanta beleza e tanta grandeza que é de emocionar.
Não digo que é o lugar mais bonito que conheço, mas digo que é o lugar mais impressionante que já vi, são montanhas que se perdem em sua própria imensidão. Filosofei né? Mas não é pra menos!
Mas vamos ao que interessa, pois para fazer a tal travessia alguns pontos devem ser considerados, primeiramente, você pode cruzar a estrada de diversas maneiras, mas normalmente as pessoas (turistas) vão de carro (alugado), ou de ônibus. Eu escolhi ir de bus!
Tanto na Argentina quanto no Chile as passagens são baratas e os ônibus são excelentes. A maioria têm 2 andares. Recomendo que compre a passagem no andar de cima e na poltrona da frente, você terá uma visão mais do que privilegiada da estrada.
Vale ressaltar que você pode tanto ir de Mendoza para Santiago, quanto fazer o trajeto contrário ou fazer ida e volta, tudo vai depender de como sua viagem está organizada, eu fiz o trajeto de Mendoza para Santiago, onde fiquei por alguns dias e depois fiz novamente a viagem de volta para Mendoza.
Escolhi fazer a travessia no inverno (agosto), justamente para poder ver as montanhas gigantes cobertas de neve, pode ser que você escolha fazer a travessia em outra época do ano e sem neve, como eu adoro neve recomendo que vá no inverno, a neve deixa a paisagem ainda mais bonita.
Mas adianto que existe um risco de fazer essa travessia no inverno, pois a estrada que pode estar fechada devido ao mau tempo e possíveis nevascas, sendo assim, é aconselhável que tenha certa flexibilidade de datas para fazer a travessia. No meu caso, tive esse problema na viagem de ida, a estrada ficou fechada por dois dias, por sorte eu tinha tempo para poder esperar, até que a estrada abriu e deu pra fazer a viagem. Na volta não houve problemas.
Outro ponto negativo dessa travessia é o tempo que se perde na aduana, como é uma viagem que cruza 2 países é necessário passar pela aduana para fazer as formalizações de imigração. Para quem vai de ônibus esse processo é bem demorado, pois além de tudo o ônibus inteiro é revistado. De carro acredito que seja um pouco mais rápido. Perde-se em média duas horas parado na fronteira.
Agora vou citar os principais pontos que temos na estrada. Na parte Argentina existe o Parque Provincial do Aconcágua, se o céu estiver aberto é possível ver o monte Aconcágua, pra quem não sabe, é a maior montanha das Américas a segunda mais alta do mundo. Ainda no lado argentino temos a Ponte Inca. Na fronteira temos o monumento do Cristo Redentor de los Andes. No lado chileno temos a as curvas do caracol, absurdamente diferente de todas as estradas que você já viu, chega a ser até um pouco medonha.
Um ponto positivo de ir de carro é que você pode ir parando pela estrada e tirar fotos aonde quiser, já indo de ônibus isso não é possível.
Galera, confira esses vídeos, as imagens são de celular, mas da pra ter uma noção da maravilha que é essa travessia:
Dicas apresentadas nesse post:
1. Realizar a travessia no inverno.
2. Ter flexibilidade de data para a travessia devido a possibilidade da estrada fechar devido ao mau tempo.
3. Comprar passagem de ônibus no segundo andar, na janela da frente.
4. Ir de carro para poder curtir mais as paisagens da estrada.
Locais citados nesse post:
1. Parque provincial do Aconcágua.
2. Ponte Inca.
3. Cristo Redentor de Los Andes.
4. Curvas do Caracol.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já fez a travessia e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.
Abração
Thiago Gênova