Mostrando postagens com marcador Santiago. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Santiago. Mostrar todas as postagens

Santiago a capital chilena

Galera, hoje vou falar um pouco de uma cidade muito procurada por turistas, principalmente por brasileiros. Santiago, a capital chilena é uma cidade muito parecida com as cidades grande brasileiras. Muito agito, vida noturna, trânsito, passeios em museus, shoppings, entre outras coisas. A grande diferença é que Santiago tem em seu horizonte a belíssima cordilheira dos Andes, que forma uma paisagem espetacular ao "fundo" da cidade.

Santiago e a Cordilheira dos Andes

Em Santiago há muito o que ser fazer e lugares para visitar, é impossível aproveitar a cidade em menos de 4 dias de estadia. Portanto, a primeira dica é, se for para Santiago reserve no mínimo 4 dias. Você fará um tour pela cidade e ainda visitará shoppings, lojas e restaurantes. Eu considero que um dia é pouco para fazer essas atividades, então sugiro que dedique no mínimo dois dias para isso. É até possível fazer em um único dia, mas vão faltar lugares para ser visitados. 
Além do passeio pela cidade, considero que três coisas são indispensáveis para o turista fazer em Santiago, a primeira delas é ir até as estações de esqui, nas montanhas, principalmente o Valle Nevado, a segunda é o passeio para as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar, e a terceira é fazer uma passeio pelas vinícolas da região.

Aqui no blog temos outras postagens falando de Valparaíso, Viña del Mar e sobre as estações de esqui. Como esse post é dedicado a Santiago, vou falar apenas dos passeios pela cidade.

A primeira coisa boa que destaco em Santiago é o metrô, não é um metro muito moderno e sofisticado, mas funciona e leva você para os principais pontos da cidade. Evitando assim a necessidade de utilização de táxi.

A Plaza de Armas, o coração da cidade é o marco zero do país, que fica próxima a Catedral Metropolitana. Os arredores são cheios de edifícios históricos. Vale caminhar pelas ruas para conhecer a bela arquitetura dos edifícios.

O Palácio de La Moneda onde fica a sede presidencial chilena é um dos cartões postais da cidade, sendo um dos pontos turísticos mais famosos do país.
Palácio de La Moneda

Com uma variedade de peixes, frutos do mar, frutas, legumes e verduras, o Mercado Central de Santiago é um local muito visitado pelos turistas, lá também tem restaurantes e venda de artesanatos, porém, o ambiente do local é feio e aparenta ser sujo.
Mercado Central

Considerado um dos melhores museus do país, o Museu de Arte Pré-Colombina é para quem gosta de saber sobre antigas civilizações.

O Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano, são excelentes passeios para apreciar Santiago de um dos pontos mais altos da cidade, sendo possível admirar os edifícios, a geografia de Santiago e os Andes. No parque existe um zoológico e muito verde. A subida até o alto do cerro pode ser feita por funicular (especie de bondinho).
Cerro San Cristóbal

O Cerro Santa Lucía, é um parque que tem monumentos e jardins, ideal para um dia de passeio mais tranquilo, além disso a vistá é muto bela assim como o cerro San Cristóbal.

Para quem gosta de artes, conhecer o museu Belas Artes é uma excelente opção, fica no centro do Parque Florestal, um ótimo local para caminhadas.

O Costaneira Center é onde se localiza o maior edifício da América do sul, lugar legal para se visitar, conta com um grande shopping e mutas lojas, mas para fazer compras não é muito recomendado devido ao preço. Vale dizer, que Santiago não é uma cidade interessante para quem quer fazer compras.
Costaneira Center

Quando fui para Santiago fiquei hospedado em um apartamento, conhecido no Chile como "amoblados turístico", é um apartamento todo mobiliado com excelente estrutura e preço bacana. Recomendo que quem tiver interesse de ir a Santiago, que se hospede no bairro da Providência, é um bairro bonito e moderno, com ótimos bares e restaurantes e conta com estações de metrô próximas.

Dicas apresentadas nesse post:
1. Ficar no mínimo 4 dias em Santiago
2. Utilizar o metrô para locomoção
3. Não faça compras em Santiago
4. Hospede-se em apartamentos "amoblados"
5. Hospede-se no bairro da providência


Locais citados nesse post:
3. Vinícolas chilenas
4. Palácio de La Moneda
5. Mercado Central
6. Museu de Arte Pré-Colombina
7. Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano
8. Cerro Santa Lucía
9. Museu Belas Artes
10. Costaneira Center


Atividades citadas nesse post:
1. Passeio turístico pelo centro de Santiago
2. Ida ao Mercado Central
3. Vista da cordilheira pelas cerros existentes na cidade


É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja Santiago, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. 
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já foi para Santiago e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Travessia dos Andes (Mendoza - Santiago)

Galera,  umas das coisas mais magnificas que já fiz na vida foi fazer a travessia terrestre entre a cidade de Mendoza na Argentina e a cidade de Santiago do Chile. Para quem não sabe, essa travessia é feita por uma estrada que cruza a Cordilheira dos Andes, conhecida com "paso Los Libertadores".
Nada do que eu escreva aqui será capaz de descrever o que você verá na estrada, é impressionante a grandeza das paisagens.

Deveria ser obrigatório que todas as pessoas fizessem essa travessia ao menos uma vez na vida. É tanta beleza e tanta grandeza que é de emocionar.

Não digo que é o lugar mais bonito que conheço, mas digo que é o lugar mais impressionante que já vi, são montanhas que se perdem em sua própria imensidão. Filosofei né? Mas não é pra menos!

Mas vamos ao que interessa, pois para fazer a tal travessia alguns pontos devem ser considerados, primeiramente, você pode cruzar a estrada de diversas maneiras, mas normalmente as pessoas (turistas) vão de carro (alugado), ou de ônibus. Eu escolhi ir de bus!


Tanto na Argentina quanto no Chile as passagens são baratas e os ônibus são excelentes. A maioria têm 2 andares. Recomendo que compre a passagem no andar de cima e na poltrona da frente, você terá uma visão mais do que privilegiada da estrada.


Vale ressaltar que você pode tanto ir de Mendoza para Santiago, quanto fazer o trajeto contrário ou fazer ida e volta, tudo vai depender de como sua viagem está organizada, eu fiz o trajeto de Mendoza para Santiago, onde fiquei por alguns dias e depois fiz novamente a viagem de volta para Mendoza.

Escolhi fazer a travessia no inverno (agosto), justamente para poder ver as montanhas gigantes cobertas de neve, pode ser que você escolha fazer a travessia em outra época do ano e sem neve, como eu adoro neve recomendo que vá no inverno, a neve deixa a paisagem ainda mais bonita.

Mas adianto que existe um risco de fazer essa travessia no inverno, pois a estrada que pode estar fechada devido ao mau tempo e possíveis nevascas, sendo assim, é aconselhável que tenha certa flexibilidade de datas para fazer a travessia. No meu caso, tive esse problema na viagem de ida, a estrada ficou fechada por dois dias, por sorte eu tinha tempo para poder esperar, até que a estrada abriu e deu pra fazer a viagem. Na volta não houve problemas.

Outro ponto negativo dessa travessia é o tempo que se perde na aduana, como é uma viagem que cruza 2 países é necessário passar pela aduana para fazer as formalizações de imigração. Para quem vai de ônibus esse processo é bem demorado, pois além de tudo o ônibus inteiro é revistado. De carro acredito que seja um pouco mais rápido. Perde-se em média duas horas parado na fronteira.

Agora vou citar os principais pontos que temos na estrada. Na parte Argentina existe o Parque Provincial do Aconcágua, se o céu estiver aberto é possível ver o monte Aconcágua, pra quem não sabe, é a maior montanha das Américas a segunda  mais alta do mundo. Ainda no lado argentino temos a Ponte Inca. Na fronteira temos o monumento do Cristo Redentor de los Andes. No lado chileno temos a as curvas do caracol, absurdamente diferente de todas as estradas que você já viu, chega a ser até um pouco medonha.

Um ponto positivo de ir de carro é que você pode ir parando pela estrada e tirar fotos aonde quiser, já indo de ônibus isso não é possível.







Galera, confira esses vídeos, as imagens são de celular, mas da pra ter uma noção da maravilha que é essa travessia:





Dicas apresentadas nesse post:
1. Realizar a travessia no inverno.
2. Ter flexibilidade de data para a travessia devido a possibilidade da estrada fechar devido ao mau tempo.
3. Comprar passagem de ônibus no segundo andar, na janela da frente.
4. Ir de carro para poder curtir mais as paisagens da estrada.

Locais citados nesse post:
1. Parque provincial do Aconcágua.
2. Ponte Inca.
3. Cristo Redentor de Los Andes.
4. Curvas do Caracol.


Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já fez a travessia e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova