Relato de Viagem Agradece


Olá pessoal, a postagem de hoje é um pouquinho diferente das demais, onde sempre apresentei locais e dicas de viagem.

Hoje vou falar um pouquinho do propósito do blog. O relatodeviagem.com, nasceu com o objetivo de alinhar 3 hobbies que tenho, sendo eles viajar, fotografar e escrever.
O propósito do blog é escrever sobre viagem, onde aproveito esse espaço para postar as fotos que tirei dos locais que visitei, sempre busco postar apenas fotos que eu tirei, mas nem sempre é possível, pois para deixar o conteúdo mais proveitoso, às vezes busco imagens na internet.
O blog foi uma maneira que encontrei de juntar esses hobbies e através das postagens ajudar as pessoas que estão querendo viajar.  Aqui apresento dicas sobre destinos, compartilho experiências e deixo um canal aberto para a troca de  informações.
Aproveito que o blog está aberto para a contribuição de todos, quem quiser compartilhar seus relatos, experiências e dicas pode entrar em contato comigo, toda contribuição é bem vinda.
O relatodeviagem.com tem apenas 3 meses de existência e já possui mais de 10.000 acessos ao todo. Dentro das minhas pretensões, considero esse número um grande sucesso.
Dessa forma, agradeço a todos pela aceitação e confiança.
Para quem não sabe, o relatodeviagem.com também tem uma página no facebook, onde frequentemente publico as novas postagens do blog e compartilho conteúdos relacionados ao tema principal do blog, que é viagem. Sendo assim, convido a todos para curtir a página do relatodeviagem.com no facebook.
É isso aí galera! Tem muita coisa bacana por vir, conto com vocês!
Obrigado a todos pela atenção!
Abração

10 dicas para gastar menos em sua viagem

E ai galera, beleza?

Vou seguir um pouco a moda das postagens numéricas e hoje vou apresentar 10 dicas para você gastar menos em sua viagem.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, viajar não é sinônimo de gastar dinheiro. E não estou falando daquele discurso base dos viajantes de que "viajar é investir na alma". Nesse post vou falar de dinheiro mesmo!
É possível sim viajar e gastar pouco, isso depende do perfil do viajante.

O principal fato que vai determinar os custos da sua viagem é o planejamento, além disso na hora de executá-la, você deverá se conter aos possíveis impulsos e evitar exageros. 

O objetivo desse poste é apresentar algumas dicas para quem quer viajar gastando pouco. Para isso vou destacar uma série de boas práticas para que você busque seguir em sua viagem.





  1. Planeje tudo com muita calma, a euforia não é sua aliada nesta fase.
  2. Escreva e guarde tudo que você pesquisar, informações valiosas podem ser esquecidas e deixadas de lado.
  3. Dedique dias e até meses pesquisando sobre seu destino, faça uma varredura na internet. Hoje temos muita concorrência entre empresas aéreas, sites de turismo, agencias e afins, isso faz com que frequentemente apareçam por ai super promoções.
  4. Busque experiências de quem já fez o que você deseja fazer, essas pessoas podem te dar dicas do que é apropriado fazer em um destino, e até mesmo te livrar de furadas que você poderia se meter.
  5. Faça uma lista de tudo que você pode fazer no seu destino. Critique a lista e veja o que pode ser retirado, se for acompanhado faça isso com as pessoas que vão viajar junto com você. Tire da cabeça que você pode fazer tudo o que existe pra ser feito em um local, isso é humanamente impossível, você terá que fazer escolhas.
  6. Monte seu próprio roteiro, evite que empresas façam esse trabalho por você, pois a tendência dos "pacotes" é que a viagem fique mais cara e mais restrita, além disso você perderá uma excelente parte da sua viajem, afinal a viajem começa no planejamento e por mais que não pareça, essa fase é muito gostosa. Planejar também é viajar.

  7. Tire da cabeça o velho discurso, "só vou fazer essa viagem uma vez, por isso vou fazer tudo que tiver direito". Pensar dessa forma é o pior erro que você pode cometer, pois você vai gastar bastante e correr o risco de não se divertir, pois muitas vezes acabamos nos iludindo com toda a variedade de opções que uma viagem nos oferece. Viajar bem para viajar sempre.
  8. Para escolher as datas, procure viajar na baixa temporada, é muito mais barato, pesquisas apontam que viajando na baixa temporada você pode economizar até 70% (fonte).
  9. Procure se hospedar próximo aos "centros", hospedagens afastadas podem ser mais baratas, mas exigem que você gaste mais com transporte.
  10. Se seu objetivo não é fazer uma viagem de compras, fuja das compras, isso vai deixar sua viagem bem mais cara, além disso é muito comum o arrependimento posterior. Evite também querer comprar presentinhos para todos os amigo, acredite isso tem pouco significado pra eles e vai deixar sua viagem mais cara.

É isso aí galera! Essas foram as dicas de como se planejar para fazer uma viagem mais econômica. 
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem tiver experiências para compartilhar, é só comentar.
Espero ter ajudado. 
Abração

Thiago Gênova

Santiago a capital chilena

Galera, hoje vou falar um pouco de uma cidade muito procurada por turistas, principalmente por brasileiros. Santiago, a capital chilena é uma cidade muito parecida com as cidades grande brasileiras. Muito agito, vida noturna, trânsito, passeios em museus, shoppings, entre outras coisas. A grande diferença é que Santiago tem em seu horizonte a belíssima cordilheira dos Andes, que forma uma paisagem espetacular ao "fundo" da cidade.

Santiago e a Cordilheira dos Andes

Em Santiago há muito o que ser fazer e lugares para visitar, é impossível aproveitar a cidade em menos de 4 dias de estadia. Portanto, a primeira dica é, se for para Santiago reserve no mínimo 4 dias. Você fará um tour pela cidade e ainda visitará shoppings, lojas e restaurantes. Eu considero que um dia é pouco para fazer essas atividades, então sugiro que dedique no mínimo dois dias para isso. É até possível fazer em um único dia, mas vão faltar lugares para ser visitados. 
Além do passeio pela cidade, considero que três coisas são indispensáveis para o turista fazer em Santiago, a primeira delas é ir até as estações de esqui, nas montanhas, principalmente o Valle Nevado, a segunda é o passeio para as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar, e a terceira é fazer uma passeio pelas vinícolas da região.

Aqui no blog temos outras postagens falando de Valparaíso, Viña del Mar e sobre as estações de esqui. Como esse post é dedicado a Santiago, vou falar apenas dos passeios pela cidade.

A primeira coisa boa que destaco em Santiago é o metrô, não é um metro muito moderno e sofisticado, mas funciona e leva você para os principais pontos da cidade. Evitando assim a necessidade de utilização de táxi.

A Plaza de Armas, o coração da cidade é o marco zero do país, que fica próxima a Catedral Metropolitana. Os arredores são cheios de edifícios históricos. Vale caminhar pelas ruas para conhecer a bela arquitetura dos edifícios.

O Palácio de La Moneda onde fica a sede presidencial chilena é um dos cartões postais da cidade, sendo um dos pontos turísticos mais famosos do país.
Palácio de La Moneda

Com uma variedade de peixes, frutos do mar, frutas, legumes e verduras, o Mercado Central de Santiago é um local muito visitado pelos turistas, lá também tem restaurantes e venda de artesanatos, porém, o ambiente do local é feio e aparenta ser sujo.
Mercado Central

Considerado um dos melhores museus do país, o Museu de Arte Pré-Colombina é para quem gosta de saber sobre antigas civilizações.

O Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano, são excelentes passeios para apreciar Santiago de um dos pontos mais altos da cidade, sendo possível admirar os edifícios, a geografia de Santiago e os Andes. No parque existe um zoológico e muito verde. A subida até o alto do cerro pode ser feita por funicular (especie de bondinho).
Cerro San Cristóbal

O Cerro Santa Lucía, é um parque que tem monumentos e jardins, ideal para um dia de passeio mais tranquilo, além disso a vistá é muto bela assim como o cerro San Cristóbal.

Para quem gosta de artes, conhecer o museu Belas Artes é uma excelente opção, fica no centro do Parque Florestal, um ótimo local para caminhadas.

O Costaneira Center é onde se localiza o maior edifício da América do sul, lugar legal para se visitar, conta com um grande shopping e mutas lojas, mas para fazer compras não é muito recomendado devido ao preço. Vale dizer, que Santiago não é uma cidade interessante para quem quer fazer compras.
Costaneira Center

Quando fui para Santiago fiquei hospedado em um apartamento, conhecido no Chile como "amoblados turístico", é um apartamento todo mobiliado com excelente estrutura e preço bacana. Recomendo que quem tiver interesse de ir a Santiago, que se hospede no bairro da Providência, é um bairro bonito e moderno, com ótimos bares e restaurantes e conta com estações de metrô próximas.

Dicas apresentadas nesse post:
1. Ficar no mínimo 4 dias em Santiago
2. Utilizar o metrô para locomoção
3. Não faça compras em Santiago
4. Hospede-se em apartamentos "amoblados"
5. Hospede-se no bairro da providência


Locais citados nesse post:
3. Vinícolas chilenas
4. Palácio de La Moneda
5. Mercado Central
6. Museu de Arte Pré-Colombina
7. Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano
8. Cerro Santa Lucía
9. Museu Belas Artes
10. Costaneira Center


Atividades citadas nesse post:
1. Passeio turístico pelo centro de Santiago
2. Ida ao Mercado Central
3. Vista da cordilheira pelas cerros existentes na cidade


É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja Santiago, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. 
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já foi para Santiago e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Valparaíso e Viña del Mar


Para quem está em Santiago do Chile, depois do Valle Nevado o passeio às cidades de Valparaíso e Vina Del Mar é o mais procurado pelos turistas.


Valparaíso é a "Santos" de Santiago. Fica aproximadamente a 1 hora da capital, e possui o principal porto do Chile.

Valparaíso é  rodeada por 45 cerros (morros) que ficam às margens do Oceano Pacífico. Os principais passeios pela cidade são pontos históricos e os morros, onde se pode andar nos famosos "Funicular", há muitos desses "bondinhos" espalhados pela cidade.

O centro histórico de Valparaíso é considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Suas ruas são antigas, estreitas e charmosas. As construções tornam Valparaíso uma charmosa de cidade com características do século 19.


Pena que algumas dessas construções estão em péssimo estado de conservação, isso devido aos contantes terremotos que abalam a cidade. Valparaíso está localizada em uma zona extremamente sísmica. Um ponto peculiar da cidade é a existência de placas guias que informam sobre rota de fuga de tsunamis. Porém a cidade é de certa forma preparada para os terremotos.


Viña del Mar é vizinha de Valparaíso, é uma cidade moderna e rica, cheia de prédios e construções de alto poder aquisitivo. Diferente de Valparaíso, as praia de Vina del Mar são utilizadas para banho.

Minha ida para Valparaíso e Viña del Mar foi um passeio de um dia contratado na rodoviária de Santiago e custou aproximadamente R$150,00, inclusas passagens de ônibus (ida e volta) até as cidades e lá fomos guiados o dia inteiro por um micro-ônibus, com um guia turístico muito engraçado. Fiz a contratação na própria rodoviária de Santiago e foi o menor preço que encontrei.

Em Valparaíso conhecemos o Parlamento Chileno, a praça das estações, a casa La Sebastiana onde morou o famoso escritor chileno Pablo Neruda e andamos no Funicular do cerro El Peral. Além disso passamos por diversas construções históricas.

Em Viña começamos a viagem pelo famoso relógio das flores, parada obrigatória para fotografias, depois fomos até uma praia do Oceano Pacífico onde pudemos comer e desfrutar um pouquinho da novidade que era conhecer o Pacífico. Na volta passamos pelo Cassino municipal e depois fomos visitar o Quinta Vergara, um mix de parque e museu, onde existe uma construção linda porém abandonada devido a sua estrutura estar abadada devido aos terremotos, lá também existe o anfiteatro onde anualmente acontece o famoso festival Internacional da Canção de Viña del Mar. Por fim fomos até um museu que não me recordo o nome, porém existe uma escultura trazida da Ilha de Páscoa.

Vale ressaltar que em um passeio de um dia, todos esses pontos citados são vistos bem superficialmente. Caso queiram conhecer as cidades com mais calma, sugiro que fiquem hospedados por lá.
Mais informações sobre pontos turísticos de Val e Vinã, acessem aqui, achei esse link interessante.









Dicas apresentadas nesse post:
1. Contratar o passeio de Santiago para Valparaíso e VIña del Mar na Rodoviária
2. Se quiser conhecer com mais calma, se hospede na região

Locais citados nesse post:
1.Parlamento Chileno
2.Praça das estações
3.La Sebastiana 
4.Funicular do cerro El Peral
5.Relógio das flores 
6.Oceano Pacífico 
7.Cassino municipal 
8.Quinta Vergara, 
9.Anfiteatro (festival Internacional da Canção de Viña del Ma). 
10.Escultura trazida da Ilha de Páscoa.


Atividades citadas nesse post:
1. City Tour pelas cidades
2. Conhecer o Oceano Pacífico
3. Foto no Relógio das Flores
4. Andar de Funicular

É isso aí galera, caso o seu destino no carnaval seja a região de Valparaíso e Vaña del Mar, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já conhece região e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Carnaval nas cidades históricas mineiras

Pessoal, hoje vou falar das cidades históricas mineiras Tiradentes e São João Del Rei, pertencentes a região da Estrada Real.

Gostaria de aproveitar o post pra informar que agora o blog tem uma fanpage no facebook, portanto peço que cliquem em curtir, para começar a seguir a nossa página.

Esse post é dedicado principalmente para aqueles que curtem foliar em blocos de rua durante o Carnaval. Sei que está em pouco longe, mas já é a hora de definir o destino para curtir a folia.

Desde a primeira vez que fui passar o carnaval na região, nunca mais quis saber de ir pra outro lugar. O carnaval em Minas Gerais é sinônimo de muita diversão. Para quem gosta, tem folia o dia inteiro, mas particularmente eu prefiro realizar passeios durante o dia e ir para folia á noite. 

Uma coisa que eu destaco, é que é muito difícil presenciar brigas e confusões nas festas.

Para informações de como chegar até a região clique aqui.  

É interessante passear pela região de carro, pois os pontos são consideravelmente distantes, vale ir de veículo próprio ou alugar se for o caso.

Para se hospedar na região eu sugiro que escolham a cidade de São João del Rei, pois é mais barato. Mas a diferença de preço não é muito grande. Na região existe a possibilidade de alugar casa ou se hospedar em pousadas e hotéis. Se for bastante gente é interessante que aluguem uma casa.
Quanto mais próximo do carnaval, mais difícil é conseguir encontrar hospedagem na região, portanto, sugiro que para os interessados que comecem a procurar hospedagem agora.

Em São João del Rei o bloco mais tradicional é o Vamos a La Playa que reúne cerca de 100 mil pessoas. Na cidade outros blocos se apresentam durante todos os dias do carnaval. Além disso existe um local onde as escolas de samba da cidade desfilam.

Em Tiradentes o bloco mais tradicional é o Ver-te Cana, e assim como em São João outros blocos desfilam durante todos os dias e noites de carnaval. Sempre após o bloco principal da noite, se inicia uma apresentação de bandas "toca tudo" na praça principal da cidade. Particularmente, na minha opinião Tiradentes tem o melhor carnaval da região.

Outra opção na região, é curtir a folia na cidade de Prados, lá o carnaval é um pouco diferente, pois a cidade não tem muito a tradição de blocos de rua, existem duas escolas de samba que desfilam durante o carnaval, UCA e Gato Preto, são escolas rivais que dividem a preferencia dos moradores. Em prados a maior parte da folia ocorre na praça com dj´s tocando músicas mais atuais (Axé, Funk,Sertanejo), é um carnaval mais "moderno".

Para quem for pra lá, sugiro que pesquise a agenda de carnaval das cidades, para poder se planejar melhor e escolher os blocos que quer participar. Em todas as cidade é possível comprar os abadas dos blocos e escolas de samba, mas não é necessário para curtir as festas, pois não há nenhuma distinção, a camisa não deixa de ser apenas uma lembrança das folias.

Para curtir o dia, existem passeios que podem ser feitos em toda a região.:
Em Tiradentes é possível ir até o balneário "Águas Santas", clube com piscinas e quadras para atividades diversas. 
Outro ponto bem bonito de Tiradentes é a cachoeira "Bom despacho". 
Ainda em Tiradentes, um passeio legal porém, de difícil acesso e um tanto quanto perigoso é a ida até a mórbida "Lagoa Azul". Esse passeio não é muito conhecido pelos turistas, por isso é difícil encontrar maiores informações na internet, quem tiver interesse deve se informar com os moradores da região. Mas um breve resumo, o local é uma antiga mina de extração de pedras que inundou ao atingir um lençol freático. A lagoa é como um poço que possui uns 200 metros de diâmetro e uns 50 metros de profundidade. Lá a aventura é garantida mas cuidado, pois é um lugar perigoso.
Mas para quem vai a Tiradentes, é praticamente obrigatório realizar um passeio turístico pela cidade, conhecendo as igrejas, restaurante, praças e monumentos.

Em são João del Rei também existe a possibilidade de realizar um passeio turísticos pela cidade, um ponto que se destaca é o passeio de "Maria Fumaça", que faz o trajeto turístico entre São João del Rei e Tiradentes.

Ainda na região existe a "Cachoeira do Jaburu", localizada na cidade de Ritápolis. É um local fechado e cobra entrada de aproximadamente R$10,00 por pessoa, na minha opinião é o passeio diurno mais legal para se fazer na região.









Dicas apresentadas nesse post:
1. Circular de carro pela região (próprio ou alugado).
2. Se for em grupo grande alugar uma casa.
3. Pesquisar a agenda de folias da cidade dias antes do carnaval.

Locais citados nesse post:
1. Tiradentes
2. São joão del Rei 
3. Prados 
4. Águas Santas
5. Cachoeira do Bom despacho
6. Lagoa Azul
7. Cachoeira do Jaburu

Atividades citadas nesse post:
1. Folia em blocos de rua
2. Folia de escolas de samba locais 
3. Passeio turístico por Tiradentes
4. Passeio turístico por São João del Rei
5. Passeio de maria da Fumaça

É isso aí galera, caso o seu destino no carnaval seja a região de Tiradentes, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. Provavelmente nos encontraremos por lá.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já conhece região e as folias e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova