Valparaíso e Viña del Mar


Para quem está em Santiago do Chile, depois do Valle Nevado o passeio às cidades de Valparaíso e Vina Del Mar é o mais procurado pelos turistas.


Valparaíso é a "Santos" de Santiago. Fica aproximadamente a 1 hora da capital, e possui o principal porto do Chile.

Valparaíso é  rodeada por 45 cerros (morros) que ficam às margens do Oceano Pacífico. Os principais passeios pela cidade são pontos históricos e os morros, onde se pode andar nos famosos "Funicular", há muitos desses "bondinhos" espalhados pela cidade.

O centro histórico de Valparaíso é considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Suas ruas são antigas, estreitas e charmosas. As construções tornam Valparaíso uma charmosa de cidade com características do século 19.


Pena que algumas dessas construções estão em péssimo estado de conservação, isso devido aos contantes terremotos que abalam a cidade. Valparaíso está localizada em uma zona extremamente sísmica. Um ponto peculiar da cidade é a existência de placas guias que informam sobre rota de fuga de tsunamis. Porém a cidade é de certa forma preparada para os terremotos.


Viña del Mar é vizinha de Valparaíso, é uma cidade moderna e rica, cheia de prédios e construções de alto poder aquisitivo. Diferente de Valparaíso, as praia de Vina del Mar são utilizadas para banho.

Minha ida para Valparaíso e Viña del Mar foi um passeio de um dia contratado na rodoviária de Santiago e custou aproximadamente R$150,00, inclusas passagens de ônibus (ida e volta) até as cidades e lá fomos guiados o dia inteiro por um micro-ônibus, com um guia turístico muito engraçado. Fiz a contratação na própria rodoviária de Santiago e foi o menor preço que encontrei.

Em Valparaíso conhecemos o Parlamento Chileno, a praça das estações, a casa La Sebastiana onde morou o famoso escritor chileno Pablo Neruda e andamos no Funicular do cerro El Peral. Além disso passamos por diversas construções históricas.

Em Viña começamos a viagem pelo famoso relógio das flores, parada obrigatória para fotografias, depois fomos até uma praia do Oceano Pacífico onde pudemos comer e desfrutar um pouquinho da novidade que era conhecer o Pacífico. Na volta passamos pelo Cassino municipal e depois fomos visitar o Quinta Vergara, um mix de parque e museu, onde existe uma construção linda porém abandonada devido a sua estrutura estar abadada devido aos terremotos, lá também existe o anfiteatro onde anualmente acontece o famoso festival Internacional da Canção de Viña del Mar. Por fim fomos até um museu que não me recordo o nome, porém existe uma escultura trazida da Ilha de Páscoa.

Vale ressaltar que em um passeio de um dia, todos esses pontos citados são vistos bem superficialmente. Caso queiram conhecer as cidades com mais calma, sugiro que fiquem hospedados por lá.
Mais informações sobre pontos turísticos de Val e Vinã, acessem aqui, achei esse link interessante.









Dicas apresentadas nesse post:
1. Contratar o passeio de Santiago para Valparaíso e VIña del Mar na Rodoviária
2. Se quiser conhecer com mais calma, se hospede na região

Locais citados nesse post:
1.Parlamento Chileno
2.Praça das estações
3.La Sebastiana 
4.Funicular do cerro El Peral
5.Relógio das flores 
6.Oceano Pacífico 
7.Cassino municipal 
8.Quinta Vergara, 
9.Anfiteatro (festival Internacional da Canção de Viña del Ma). 
10.Escultura trazida da Ilha de Páscoa.


Atividades citadas nesse post:
1. City Tour pelas cidades
2. Conhecer o Oceano Pacífico
3. Foto no Relógio das Flores
4. Andar de Funicular

É isso aí galera, caso o seu destino no carnaval seja a região de Valparaíso e Vaña del Mar, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já conhece região e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Carnaval nas cidades históricas mineiras

Pessoal, hoje vou falar das cidades históricas mineiras Tiradentes e São João Del Rei, pertencentes a região da Estrada Real.

Gostaria de aproveitar o post pra informar que agora o blog tem uma fanpage no facebook, portanto peço que cliquem em curtir, para começar a seguir a nossa página.

Esse post é dedicado principalmente para aqueles que curtem foliar em blocos de rua durante o Carnaval. Sei que está em pouco longe, mas já é a hora de definir o destino para curtir a folia.

Desde a primeira vez que fui passar o carnaval na região, nunca mais quis saber de ir pra outro lugar. O carnaval em Minas Gerais é sinônimo de muita diversão. Para quem gosta, tem folia o dia inteiro, mas particularmente eu prefiro realizar passeios durante o dia e ir para folia á noite. 

Uma coisa que eu destaco, é que é muito difícil presenciar brigas e confusões nas festas.

Para informações de como chegar até a região clique aqui.  

É interessante passear pela região de carro, pois os pontos são consideravelmente distantes, vale ir de veículo próprio ou alugar se for o caso.

Para se hospedar na região eu sugiro que escolham a cidade de São João del Rei, pois é mais barato. Mas a diferença de preço não é muito grande. Na região existe a possibilidade de alugar casa ou se hospedar em pousadas e hotéis. Se for bastante gente é interessante que aluguem uma casa.
Quanto mais próximo do carnaval, mais difícil é conseguir encontrar hospedagem na região, portanto, sugiro que para os interessados que comecem a procurar hospedagem agora.

Em São João del Rei o bloco mais tradicional é o Vamos a La Playa que reúne cerca de 100 mil pessoas. Na cidade outros blocos se apresentam durante todos os dias do carnaval. Além disso existe um local onde as escolas de samba da cidade desfilam.

Em Tiradentes o bloco mais tradicional é o Ver-te Cana, e assim como em São João outros blocos desfilam durante todos os dias e noites de carnaval. Sempre após o bloco principal da noite, se inicia uma apresentação de bandas "toca tudo" na praça principal da cidade. Particularmente, na minha opinião Tiradentes tem o melhor carnaval da região.

Outra opção na região, é curtir a folia na cidade de Prados, lá o carnaval é um pouco diferente, pois a cidade não tem muito a tradição de blocos de rua, existem duas escolas de samba que desfilam durante o carnaval, UCA e Gato Preto, são escolas rivais que dividem a preferencia dos moradores. Em prados a maior parte da folia ocorre na praça com dj´s tocando músicas mais atuais (Axé, Funk,Sertanejo), é um carnaval mais "moderno".

Para quem for pra lá, sugiro que pesquise a agenda de carnaval das cidades, para poder se planejar melhor e escolher os blocos que quer participar. Em todas as cidade é possível comprar os abadas dos blocos e escolas de samba, mas não é necessário para curtir as festas, pois não há nenhuma distinção, a camisa não deixa de ser apenas uma lembrança das folias.

Para curtir o dia, existem passeios que podem ser feitos em toda a região.:
Em Tiradentes é possível ir até o balneário "Águas Santas", clube com piscinas e quadras para atividades diversas. 
Outro ponto bem bonito de Tiradentes é a cachoeira "Bom despacho". 
Ainda em Tiradentes, um passeio legal porém, de difícil acesso e um tanto quanto perigoso é a ida até a mórbida "Lagoa Azul". Esse passeio não é muito conhecido pelos turistas, por isso é difícil encontrar maiores informações na internet, quem tiver interesse deve se informar com os moradores da região. Mas um breve resumo, o local é uma antiga mina de extração de pedras que inundou ao atingir um lençol freático. A lagoa é como um poço que possui uns 200 metros de diâmetro e uns 50 metros de profundidade. Lá a aventura é garantida mas cuidado, pois é um lugar perigoso.
Mas para quem vai a Tiradentes, é praticamente obrigatório realizar um passeio turístico pela cidade, conhecendo as igrejas, restaurante, praças e monumentos.

Em são João del Rei também existe a possibilidade de realizar um passeio turísticos pela cidade, um ponto que se destaca é o passeio de "Maria Fumaça", que faz o trajeto turístico entre São João del Rei e Tiradentes.

Ainda na região existe a "Cachoeira do Jaburu", localizada na cidade de Ritápolis. É um local fechado e cobra entrada de aproximadamente R$10,00 por pessoa, na minha opinião é o passeio diurno mais legal para se fazer na região.









Dicas apresentadas nesse post:
1. Circular de carro pela região (próprio ou alugado).
2. Se for em grupo grande alugar uma casa.
3. Pesquisar a agenda de folias da cidade dias antes do carnaval.

Locais citados nesse post:
1. Tiradentes
2. São joão del Rei 
3. Prados 
4. Águas Santas
5. Cachoeira do Bom despacho
6. Lagoa Azul
7. Cachoeira do Jaburu

Atividades citadas nesse post:
1. Folia em blocos de rua
2. Folia de escolas de samba locais 
3. Passeio turístico por Tiradentes
4. Passeio turístico por São João del Rei
5. Passeio de maria da Fumaça

É isso aí galera, caso o seu destino no carnaval seja a região de Tiradentes, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. Provavelmente nos encontraremos por lá.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já conhece região e as folias e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Um dia de neve no Valle Nevado

Pessoal, nesse post vou falar sobre um passeio que é a cara dos brasileiros, ir ao Valle Nevado, a estação de esqui mais famosa do Chile.

Aquele lugar é cheio de brasileiros, tanto que acho que deveríamos lutar pela independência do Valle nevado. rs.

Pra quem não conhece, o Valle fica próximo à Santiago, normalmente é um passeio pra que está hospedado na capital, onde a ida até a estação dura aproximadamente 1:30h pela ruta G21, o famoso caminho das 60 curvas, que te leva a 3000 metros de altitude. Existem inúmeras empresas que realizam esse passeio em Santiago. Caso queira se hospedar em algum hotel na montanha, também é possível, porém os preço são muito elevados.

O passeio que fiz iniciou 9h e finalizou às 18h com a van me buscando e deixando no hotel. Nosso guia foi muito atencioso e bacana, todos os turistas da van eram brasileiros.

O Valle Nevado é a estação mais conhecida, mais cheia e mais cara da região. Não é nenhum pouco barato esquiar por lá, uma pessoa alugando equipamentos e roupas e comprando ingresso para as pistas não irá gastar menos de R$600,00. Na minha visão isso é bem caro para um dia. E se você não sabe esquiar é pior ainda, pois vai aproveitar muito pouco.
É interessante para quem sabe esquiar e não precisa alugar equipamentos, nesses caso a diversão é garantida e só será necessário pagar ingresso para as pistas.

O aluguel dos equipamentos na região é bem carinho, ao longo da estrada para o Valle nevado existem alguns locais para locação. Mas, mesmo no lugar mais barato o preço é bem salgado. Por exemplo, para alugar uma calça impermeável, uma luva e uma bota você irá gastar no total pro volta de 21000 pesos chilenos, isso no local mais baratos, que equivale a aproximadamente R$110,00, já os equipamentos são mais caros ainda.

Se puder compre as roupas apropriadas em lojas como a Decathlon, é mais caro que um aluguel, mas você poderá usar mais do que uma vez. Eu digo isso pois o Valle Nevado é um destino para quem gosta de neve, sendo assim entendo que essa não será sua única viagem de neve, então vale a pena investir em roupas apropriadas, pois elas servirão para futuras viagens. Esse tipo de roupa costuma durar bastante.

Se não tiver jeito e for alugar as roupas e equipamentos, não deixe pra fazer isso no próprio Valle Nevado, alugue na estrada, é "meno caro".

Na região do Valle Nevado existem outras pistas de esqui que são mais baratas, como Farellones e El Colorado, mas mesmo assim por ser perto da capital elas têm um preço salgadinho.
Considerando os valores altos, minha dica é, se você nunca esquiou, vá para um lugar mais barato primeiro. Mais ao sul do Chile existem cidades como Chillan e Pucon que têm estações bem mais baratas, afinal, pra que gastar muito já que é pra ficar tomando tombo o dia inteiro?
Por isso recomendo que aprenda a esquiar em locais mais baratos e depois você vai até o Valle Nevado e aproveita bastante.

E pra quem vai para a região Valle Nevado, um coisa que eu recomendo é o famoso, divertido e engraçado esqui-bunda. Porém outra dica é não faça esqui-bunda especificamente no Valle Nevado, a região é cheia de locais propícios para a prática desse excelente esporte, onde você não precisará pagar ingresso, somente será necessário o aluguel da prancha. Quando fui ao Valle Nevado, a empresa que contratei para fazer o passeio que sugeriu fazermos dessa forma, foi bem divertido e barato.

Mas até agora eu tecnicamente só falei mal do Valle Nevado, porém o lugar é lindo, a estrada até lá é magnifica, vale a pena a visita. Mesmo para quem não tem interesse em esquiar, também é um passeio excelente, pois a região é repleta de lindas paisagens. Garantia de belas fotos.

E por fim, mais uma dica, tomem cuidado com a altitude, muita gente passa mal na estrada, um draminzinho vai cair bem.




Dicas apresentadas nesse post:
1. Ir com roupas apropriadas para não precisar alugar
2 Se nunca esquiou, vá aprender em um lugar mais barato
3 Se alugar equipamentos, não deixe para fazer isso no Valle Nevado, alugue na estrada.
4 Faça esqui-bunda em locais que não são pagos
5 Leve um dramin para a estrada

Locais citados nesse post:
1. Valle Nevado
2. El Colorado
3. Farellones
4. Pucon
5. Chillan

Atividades citadas nesse post:
1. Esqui 
2. Esqui-bunda


É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja Valle nevado, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. Mas, vá munido de dinheiro.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já foi pra o Valle Nevado e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Mendoza a capital do vinho

Mendoza é uma cidade pertencente à região de Cuyo na Argentina. É uma bela cidade que fica próxima a Cordilheira dos Andes e é famosa por suas vinícolas que importam excelentes vinhos para o mundo inteiro. Grande parte da sua paisagem é composta por imensas plantações de uvas, Mendoza se orgulha de ser a capital mundial do Malbec.


Visitando as Vinícolas
Na argentina as vinícolas são conhecidas por budegas. Ao visitar Mendoza é possível fazer passeios para conhecer as bodegas e degustar os vinhos produzidos por elas. Pra quem gosta de apreciar um bom vinho, ir pra Mendoza é quase que uma obrigação, porém até pra quem não gosta de vinho é um passeio que eu recomendo, mesmo porque quem não gosta vai acabar gostando (pelo menos um pouquinho).


O modo com que você vai passear pelas bodegas vai depender muito da sua disposição. Você pode fazer um tour  tanto de carro como de bicicleta, e nesses passeios você poderá visitar uma ou mais budegas, dependendo da sua disposição e também da sua força alcólica (rs..).

Quando fui para Mendoza, segui a recomendação da atendente do hostel que fiquei (Jaque Mate Hostel) e fiz um tour de bike junto com a minha namorada, foi bem divertido. Alugamos as bicicletas no Mr. Hugo Bike, o Hugo é um cara muito legal!

Por se tratar de uma cidade plana é fácil percorrer as vinícolas de bicicleta, nosso tour foi pela região de Maipu, onde visitamos algumas bodegas, fomos ao museu do vinho e fomos a um local que produz azeite de oliva de excelente qualidade e sabor. Nesses locais você pode fazer a degustação e também comprar produtos.

Um ponto que vale ser ressaltado é que para visitar as budegas deve ser feito um agendamento, por isso, escolha as vinícolas que quer visitar e peça pra o atendente do seu hotel fazer a reserva pra você. Recomendo que visitem a budega "la rural", também conhecida como o museo del viño, recomendo também a linda bodega Trapiche e recomendo que vão degustar os azeites da "Entre Olivos".





Na Cidade
Para se hospedar em Mendoza sugiro que escolham a região próxima a rua Villanueva Aristides, é uma região bonita cheia de bares e restaurantes, as noites lá costumam bombar, é bem legal. Além disso Mendoza é um lugar barato pra comer.

Outro ponto que recomendo é passear pela avenida San Martin, é o centro de compras de Mendoza com diversas lojas, casa de câmbio, cassinos, entre outras coisas. Recomendo que tomem soverte em uma sorveteria chamada Bianco & Nero, é muito bom.

Por fim, o passeio que recomendo é a ida ao parque provincial do Aconcágua, para ver a montanha mais alta da América e a famosa ponte Inca o parque pertencente a província de Mendoza, não é um passeio próximo a cidade, são aproximadamente 150km até lá, você pode contratar um remi para fazer esse passeio, o custo é aproximadamente U$150 e pode ser dividido em até 4 pessoas. Maiores informações sobre o parque provincial do Aconcágua eu falo na publicação sobre a travessia dos Andes. Lá é muto bonito, mas adianto, se for no inverno é muito frio, peguei temperatura de 8ºc negativos e uma bela nevasca, vá preparado.




Dicas apresentadas nesse post:
1. Solicitar antecipadamente sua visita nas bodegas.
2 Hospede-se na região da Rua Villanueva Aristides.

Locais citados nesse post:
1. Mr. Hugo Bake
2. Museo Del Viño (Museu do Vinho)
3. Bodega La Rural
4. Entre Olivos
5. Budega Trapiche


Atividades citadas nesse post:
1. Tour do vinho nas budegas de Maipu.
2. Passeio pela Avenida San Martin.
3. Tomar sorvete na Bianco & Nero.
4. Passeio ao parque provincial do Aconcágua.
5. Ponte Inca

É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja Mendoza, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já foi pra Mendoza e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Travessia dos Andes (Mendoza - Santiago)

Galera,  umas das coisas mais magnificas que já fiz na vida foi fazer a travessia terrestre entre a cidade de Mendoza na Argentina e a cidade de Santiago do Chile. Para quem não sabe, essa travessia é feita por uma estrada que cruza a Cordilheira dos Andes, conhecida com "paso Los Libertadores".
Nada do que eu escreva aqui será capaz de descrever o que você verá na estrada, é impressionante a grandeza das paisagens.

Deveria ser obrigatório que todas as pessoas fizessem essa travessia ao menos uma vez na vida. É tanta beleza e tanta grandeza que é de emocionar.

Não digo que é o lugar mais bonito que conheço, mas digo que é o lugar mais impressionante que já vi, são montanhas que se perdem em sua própria imensidão. Filosofei né? Mas não é pra menos!

Mas vamos ao que interessa, pois para fazer a tal travessia alguns pontos devem ser considerados, primeiramente, você pode cruzar a estrada de diversas maneiras, mas normalmente as pessoas (turistas) vão de carro (alugado), ou de ônibus. Eu escolhi ir de bus!


Tanto na Argentina quanto no Chile as passagens são baratas e os ônibus são excelentes. A maioria têm 2 andares. Recomendo que compre a passagem no andar de cima e na poltrona da frente, você terá uma visão mais do que privilegiada da estrada.


Vale ressaltar que você pode tanto ir de Mendoza para Santiago, quanto fazer o trajeto contrário ou fazer ida e volta, tudo vai depender de como sua viagem está organizada, eu fiz o trajeto de Mendoza para Santiago, onde fiquei por alguns dias e depois fiz novamente a viagem de volta para Mendoza.

Escolhi fazer a travessia no inverno (agosto), justamente para poder ver as montanhas gigantes cobertas de neve, pode ser que você escolha fazer a travessia em outra época do ano e sem neve, como eu adoro neve recomendo que vá no inverno, a neve deixa a paisagem ainda mais bonita.

Mas adianto que existe um risco de fazer essa travessia no inverno, pois a estrada que pode estar fechada devido ao mau tempo e possíveis nevascas, sendo assim, é aconselhável que tenha certa flexibilidade de datas para fazer a travessia. No meu caso, tive esse problema na viagem de ida, a estrada ficou fechada por dois dias, por sorte eu tinha tempo para poder esperar, até que a estrada abriu e deu pra fazer a viagem. Na volta não houve problemas.

Outro ponto negativo dessa travessia é o tempo que se perde na aduana, como é uma viagem que cruza 2 países é necessário passar pela aduana para fazer as formalizações de imigração. Para quem vai de ônibus esse processo é bem demorado, pois além de tudo o ônibus inteiro é revistado. De carro acredito que seja um pouco mais rápido. Perde-se em média duas horas parado na fronteira.

Agora vou citar os principais pontos que temos na estrada. Na parte Argentina existe o Parque Provincial do Aconcágua, se o céu estiver aberto é possível ver o monte Aconcágua, pra quem não sabe, é a maior montanha das Américas a segunda  mais alta do mundo. Ainda no lado argentino temos a Ponte Inca. Na fronteira temos o monumento do Cristo Redentor de los Andes. No lado chileno temos a as curvas do caracol, absurdamente diferente de todas as estradas que você já viu, chega a ser até um pouco medonha.

Um ponto positivo de ir de carro é que você pode ir parando pela estrada e tirar fotos aonde quiser, já indo de ônibus isso não é possível.







Galera, confira esses vídeos, as imagens são de celular, mas da pra ter uma noção da maravilha que é essa travessia:





Dicas apresentadas nesse post:
1. Realizar a travessia no inverno.
2. Ter flexibilidade de data para a travessia devido a possibilidade da estrada fechar devido ao mau tempo.
3. Comprar passagem de ônibus no segundo andar, na janela da frente.
4. Ir de carro para poder curtir mais as paisagens da estrada.

Locais citados nesse post:
1. Parque provincial do Aconcágua.
2. Ponte Inca.
3. Cristo Redentor de Los Andes.
4. Curvas do Caracol.


Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já fez a travessia e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova