Viajar na alta ou na baixa temporada? Prós e Contras!

Pretende viajar recentemente? Já definiu local e data?

Neste post vou apresentar algumas dicas sobre alta e baixa temporada, bem como suas vantagens e desvantagens.

A alta temporada é o momento em que um local está bombando, todo mundo indo visitar, já a baixa temporada é quando o local tem uma quantidade bem reduzida de visitantes.

O que é melhor, viajar na alta ou na baixa temporada?

Não existe resposta correta para esta questão, tudo depende principalmente do perfil do viajante. Por exemplo, quem procura agito certamente prefere a alta temporada, já quem gosta de um pouco mais de sossego vai preferir a baixa, mas, entre a alta e a baixa temporada eu ainda classifico que existe a média temporada, que é quando um local não está bombando e nem está vazio.

Em relação aos custos, viajar na baixa temporada é muito mais barato, como já disse no post sobre planejamento de viajem, viajar na baixa temporada, pode representar economia de até 70%.

Em relação às atrações e passeios de uma viagem, na alta temporada teoricamente significa poder curtir ao máximo o que um local pode te oferecer, já se viajar na baixa, pode ser que nem tudo esteja disponível pra você fazer, afinal, as empresas reduzem a capacidade de atendimento para reduzir os custos, pois a baixa temporada não gera tanto lucro para elas. Em contrapartida, pode ser que o tumulto da alta temporada prejudique a disponibilidade das atrações, já na baixa temporada é difícil disso acontecer. Portanto, cada destino precisa ser analisado para ver a melhor data para viajar, balanceando os custo e atrações, para que você possa curtir ao máximo e gastar o mínimo possível.

É importante que você verifique o seu destino e veja como ele funciona na baixa temporada. Existem locais onde praticamente tudo é fechado, mas existem locais que mesmo na baixa temporada você conseguirá fazer tudo o que é feito na alta. O diferencial é que os locais vão estar mais vazios e você vai gastar menos.

Não adianta você ir para o Valle Nevado no verão pelo fato de ser mais barato, pois sendo um destino de neve, no verão as estações de esqui estarão fechadas e você não poderá curtir o local de maneira apropriada.

Por outro lado, temos outro exemplo, mesmo indo para o Ceará no inverno, você vai pegar vai pegar calor, e por se tratar de baixa temporada, tudo será muito mais barato, praticamente com as mesmas atrações do verão e com menos tumulto, pois O número de pessoas é menor, isso facilita a comunicação e permite um atendimento mais exclusivo, além disso, em alguns casos pode aumentar o tempo de permanência nos passeios, possibilitando maior aproveitamento.

Em locais mais frios, a média temporada pode ser a solução para uma viagem com diversão e baixo custo, pois você poderá pegar neve e por não ser alta temporada os preços vão esta mais baixos. 



É isso aí galera! Essas foram as dicas para ajudar você a escolher em qual temporada viajar.

Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.

Quem tiver experiências para compartilhar é só comentar.

Espero ter ajudado.

Abração



Thiago Gênova


Trancoso - Um destino para qualquer época do ano!

Galera, a postagem de hoje é a primeira postagem do blog relacionada ao nordeste brasileiro, que é uma das regiões mais procuradas pelos turistas.

Trancoso é um distrito pertencente ao município de Porto Seguro na Bahia. É um destino que reúne gente do mundo inteiro, procurado principalmente por aqueles que querem contemplar a natureza.

Trancoso não é um destino muito apropriado para que busca conforto, pois tudo lá é muito "rústico", os bairros e construções tentam preservar ao máximo a natureza, dessa forma os locais acabam sendo mais simples e consequentemente mais desconfortáveis. É possível encontrar conforto em Trancoso, mas você terá que pagar por isso e os preços são altos.

Qualquer hospedagem simples na alta temporada é bem salgadinha, as mais luxuosas são astronômicas.

Para comer, Trancoso também não é um destino muito barato, os restaurantes costumam cobrar bem. O alto custo de Trancoso se justifica devido ao publico que costuma frequentar o local, que é formado principalmente por gringos. Além disso, é comum ver famosos circulando pela região.

Mas, para quem faz planejamento, pesquisa e tudo mais, sempre é possível economizar na viagem. É possível sim ir para Trancoso, curtir e não gastar muito, uma boa opção de hospedagem são os camping.


Quando fui para Trancoso, fique hospedado no centro, em uma pousada/camping chamada República dos Camarões, simples porém com uma estrutura muito interessante, sem muito conforto, mas com uma estrutura necessária pra passar os dias. 

Além disso a pousada/camping, possuía cozinha para preparo de refeições (mercado próximo), os donos conheciam bastante a região, possuía carro para a transporte dos hospedes, e o que mais gostei, eles têm cavalos para fazer passeios na região, inclusive pela orla. Show de bola! Não achei o custo muito alto, em vista do que havia pesquisado sobre a região.




As prias da região são lindas, muita beleza natural para ser contemplada. A região tem uma ampla diversidade geográfica, falésias, mangues, corais para mergulho superficial (pousada ofereceu equipamentos) , lagos que se modificam constantemente na beira das praias, fomos até em uma "floresta de caju". 




Para passeios Trancoso possui a região do quadrado, sendo o principal cartão posta do local, lá tem uma diversidade de restaurantes e lojas de artesanatos.

Recomendo que o tempo de permanência em Trancoso seja de no mínimo 4 dias, é o tempo minimo para curtir e conhecer toda a região, que conta com pelo menos 10 diferentes praias sendo elas:
  • Curuípe
  • Espelho
  • Patimirim
  • Itapororoca
  • Itaquena
  • Praia dos Nativos
  • Praia dos Coqueiros
  • Rio da Barra
  • Rio Verde
  • Taipe




Dicas apresentadas nesse post:
1. Hospedar-se em camping

Locais citados nesse post:
1.Região do Quadrado.
2.Praias: Curuípe, Espelho, Patimirim, Itapororoca, Itaquena, Praia dos Nativos, Praia dos Coqueiros, Rio da Barra Rio Verde, Taipe.

Atividades citadas nesse post:
1. Compras de artesanato
2. Mergulho
3. Passeio a cavalo

É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja a região de Trancoso, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo.
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já conhece região e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova

Relato de Viagem Agradece


Olá pessoal, a postagem de hoje é um pouquinho diferente das demais, onde sempre apresentei locais e dicas de viagem.

Hoje vou falar um pouquinho do propósito do blog. O relatodeviagem.com, nasceu com o objetivo de alinhar 3 hobbies que tenho, sendo eles viajar, fotografar e escrever.
O propósito do blog é escrever sobre viagem, onde aproveito esse espaço para postar as fotos que tirei dos locais que visitei, sempre busco postar apenas fotos que eu tirei, mas nem sempre é possível, pois para deixar o conteúdo mais proveitoso, às vezes busco imagens na internet.
O blog foi uma maneira que encontrei de juntar esses hobbies e através das postagens ajudar as pessoas que estão querendo viajar.  Aqui apresento dicas sobre destinos, compartilho experiências e deixo um canal aberto para a troca de  informações.
Aproveito que o blog está aberto para a contribuição de todos, quem quiser compartilhar seus relatos, experiências e dicas pode entrar em contato comigo, toda contribuição é bem vinda.
O relatodeviagem.com tem apenas 3 meses de existência e já possui mais de 10.000 acessos ao todo. Dentro das minhas pretensões, considero esse número um grande sucesso.
Dessa forma, agradeço a todos pela aceitação e confiança.
Para quem não sabe, o relatodeviagem.com também tem uma página no facebook, onde frequentemente publico as novas postagens do blog e compartilho conteúdos relacionados ao tema principal do blog, que é viagem. Sendo assim, convido a todos para curtir a página do relatodeviagem.com no facebook.
É isso aí galera! Tem muita coisa bacana por vir, conto com vocês!
Obrigado a todos pela atenção!
Abração

10 dicas para gastar menos em sua viagem

E ai galera, beleza?

Vou seguir um pouco a moda das postagens numéricas e hoje vou apresentar 10 dicas para você gastar menos em sua viagem.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, viajar não é sinônimo de gastar dinheiro. E não estou falando daquele discurso base dos viajantes de que "viajar é investir na alma". Nesse post vou falar de dinheiro mesmo!
É possível sim viajar e gastar pouco, isso depende do perfil do viajante.

O principal fato que vai determinar os custos da sua viagem é o planejamento, além disso na hora de executá-la, você deverá se conter aos possíveis impulsos e evitar exageros. 

O objetivo desse poste é apresentar algumas dicas para quem quer viajar gastando pouco. Para isso vou destacar uma série de boas práticas para que você busque seguir em sua viagem.





  1. Planeje tudo com muita calma, a euforia não é sua aliada nesta fase.
  2. Escreva e guarde tudo que você pesquisar, informações valiosas podem ser esquecidas e deixadas de lado.
  3. Dedique dias e até meses pesquisando sobre seu destino, faça uma varredura na internet. Hoje temos muita concorrência entre empresas aéreas, sites de turismo, agencias e afins, isso faz com que frequentemente apareçam por ai super promoções.
  4. Busque experiências de quem já fez o que você deseja fazer, essas pessoas podem te dar dicas do que é apropriado fazer em um destino, e até mesmo te livrar de furadas que você poderia se meter.
  5. Faça uma lista de tudo que você pode fazer no seu destino. Critique a lista e veja o que pode ser retirado, se for acompanhado faça isso com as pessoas que vão viajar junto com você. Tire da cabeça que você pode fazer tudo o que existe pra ser feito em um local, isso é humanamente impossível, você terá que fazer escolhas.
  6. Monte seu próprio roteiro, evite que empresas façam esse trabalho por você, pois a tendência dos "pacotes" é que a viagem fique mais cara e mais restrita, além disso você perderá uma excelente parte da sua viajem, afinal a viajem começa no planejamento e por mais que não pareça, essa fase é muito gostosa. Planejar também é viajar.

  7. Tire da cabeça o velho discurso, "só vou fazer essa viagem uma vez, por isso vou fazer tudo que tiver direito". Pensar dessa forma é o pior erro que você pode cometer, pois você vai gastar bastante e correr o risco de não se divertir, pois muitas vezes acabamos nos iludindo com toda a variedade de opções que uma viagem nos oferece. Viajar bem para viajar sempre.
  8. Para escolher as datas, procure viajar na baixa temporada, é muito mais barato, pesquisas apontam que viajando na baixa temporada você pode economizar até 70% (fonte).
  9. Procure se hospedar próximo aos "centros", hospedagens afastadas podem ser mais baratas, mas exigem que você gaste mais com transporte.
  10. Se seu objetivo não é fazer uma viagem de compras, fuja das compras, isso vai deixar sua viagem bem mais cara, além disso é muito comum o arrependimento posterior. Evite também querer comprar presentinhos para todos os amigo, acredite isso tem pouco significado pra eles e vai deixar sua viagem mais cara.

É isso aí galera! Essas foram as dicas de como se planejar para fazer uma viagem mais econômica. 
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem tiver experiências para compartilhar, é só comentar.
Espero ter ajudado. 
Abração

Thiago Gênova

Santiago a capital chilena

Galera, hoje vou falar um pouco de uma cidade muito procurada por turistas, principalmente por brasileiros. Santiago, a capital chilena é uma cidade muito parecida com as cidades grande brasileiras. Muito agito, vida noturna, trânsito, passeios em museus, shoppings, entre outras coisas. A grande diferença é que Santiago tem em seu horizonte a belíssima cordilheira dos Andes, que forma uma paisagem espetacular ao "fundo" da cidade.

Santiago e a Cordilheira dos Andes

Em Santiago há muito o que ser fazer e lugares para visitar, é impossível aproveitar a cidade em menos de 4 dias de estadia. Portanto, a primeira dica é, se for para Santiago reserve no mínimo 4 dias. Você fará um tour pela cidade e ainda visitará shoppings, lojas e restaurantes. Eu considero que um dia é pouco para fazer essas atividades, então sugiro que dedique no mínimo dois dias para isso. É até possível fazer em um único dia, mas vão faltar lugares para ser visitados. 
Além do passeio pela cidade, considero que três coisas são indispensáveis para o turista fazer em Santiago, a primeira delas é ir até as estações de esqui, nas montanhas, principalmente o Valle Nevado, a segunda é o passeio para as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar, e a terceira é fazer uma passeio pelas vinícolas da região.

Aqui no blog temos outras postagens falando de Valparaíso, Viña del Mar e sobre as estações de esqui. Como esse post é dedicado a Santiago, vou falar apenas dos passeios pela cidade.

A primeira coisa boa que destaco em Santiago é o metrô, não é um metro muito moderno e sofisticado, mas funciona e leva você para os principais pontos da cidade. Evitando assim a necessidade de utilização de táxi.

A Plaza de Armas, o coração da cidade é o marco zero do país, que fica próxima a Catedral Metropolitana. Os arredores são cheios de edifícios históricos. Vale caminhar pelas ruas para conhecer a bela arquitetura dos edifícios.

O Palácio de La Moneda onde fica a sede presidencial chilena é um dos cartões postais da cidade, sendo um dos pontos turísticos mais famosos do país.
Palácio de La Moneda

Com uma variedade de peixes, frutos do mar, frutas, legumes e verduras, o Mercado Central de Santiago é um local muito visitado pelos turistas, lá também tem restaurantes e venda de artesanatos, porém, o ambiente do local é feio e aparenta ser sujo.
Mercado Central

Considerado um dos melhores museus do país, o Museu de Arte Pré-Colombina é para quem gosta de saber sobre antigas civilizações.

O Cerro San Cristóbal e o Parque Metropolitano, são excelentes passeios para apreciar Santiago de um dos pontos mais altos da cidade, sendo possível admirar os edifícios, a geografia de Santiago e os Andes. No parque existe um zoológico e muito verde. A subida até o alto do cerro pode ser feita por funicular (especie de bondinho).
Cerro San Cristóbal

O Cerro Santa Lucía, é um parque que tem monumentos e jardins, ideal para um dia de passeio mais tranquilo, além disso a vistá é muto bela assim como o cerro San Cristóbal.

Para quem gosta de artes, conhecer o museu Belas Artes é uma excelente opção, fica no centro do Parque Florestal, um ótimo local para caminhadas.

O Costaneira Center é onde se localiza o maior edifício da América do sul, lugar legal para se visitar, conta com um grande shopping e mutas lojas, mas para fazer compras não é muito recomendado devido ao preço. Vale dizer, que Santiago não é uma cidade interessante para quem quer fazer compras.
Costaneira Center

Quando fui para Santiago fiquei hospedado em um apartamento, conhecido no Chile como "amoblados turístico", é um apartamento todo mobiliado com excelente estrutura e preço bacana. Recomendo que quem tiver interesse de ir a Santiago, que se hospede no bairro da Providência, é um bairro bonito e moderno, com ótimos bares e restaurantes e conta com estações de metrô próximas.

Dicas apresentadas nesse post:
1. Ficar no mínimo 4 dias em Santiago
2. Utilizar o metrô para locomoção
3. Não faça compras em Santiago
4. Hospede-se em apartamentos "amoblados"
5. Hospede-se no bairro da providência


Locais citados nesse post:
3. Vinícolas chilenas
4. Palácio de La Moneda
5. Mercado Central
6. Museu de Arte Pré-Colombina
7. Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano
8. Cerro Santa Lucía
9. Museu Belas Artes
10. Costaneira Center


Atividades citadas nesse post:
1. Passeio turístico pelo centro de Santiago
2. Ida ao Mercado Central
3. Vista da cordilheira pelas cerros existentes na cidade


É isso aí galera, caso o seu próximo destino seja Santiago, espero ter ajudado, caso esteja procurando um destino, eu recomendo. 
Caso tenham alguma dúvida ou curiosidade é só perguntar.
Quem já foi para Santiago e tiver experiências para compartilhar, é só comentar.

Abração

Thiago Gênova